quarta-feira, 3 de junho de 2015

1º Centenário da morte de N'Kanande Ká - Por um Biombo Sustentável


Jorge Otinta, Ph.D
Winhyoum.luti@gmail.com skype: bios.wihyoumluti
24-03-2015

PROJETO

EMENTA

O projeto de N Kanandé visa essencialmente celebrar, em termos de reconstituição histórica, à figura do grande combatente da resistência da 1ª grande guerra colonial, a famigerada Campanha da Pacificação. Como se sabe não foi fácil a penetração portuguesa na atual Guiné-Bissau, quer por causa dos poucos militares que vinham de Portugal, quer por causa da implacável resistência dos autóctones contra a presença portuguesa.

Tal como disse Marquês de Lavradio “se as pedras da fortaleza de Bissau pudessem falar relatar-nos-iam as lutas, os assaltos que tiveram de sofrer ‘os portugueses’”. Nisso merece maior destaque a figura do régulo de Biombo que, de uma forma ou doutra, manteve-se como o leadership de todo o processo que culminou com a libertação de Biombo e, consequentemente, de todo o território nacional, através do martírio de sua vida em prol dos pepeis e, por extensão, dos guineenses, uma vez que os pepeis nunca deixaram os portugueses em paz, desde os primórdios da ocupação.

1. Objetivos
1.1. Objetivo-Geral

Resgate da História da Resistência dos gentios em relação à ocupação portuguesa, que, efetivamente, terá contribuído para o reconhecimento da soberania guineense e caboverdiana (24 de Setembro de 1973 e 05 de Julho de 1975) e a revolução portuguesa (25 de Abril de 1974).

1.2. Objetivos específicos

1. Homenagear à memória de quem com inquebrantável coragem contribuiu para o fim do massacre dos pepeis da região de Biombo;
2. Compreender os primórdios da luta pela independência nos anos 1963-1974;
3. Resgatar a história da capacidade de resistência dos pepeis, o que terá contribuído na condução da luta pela independência nacional; e,
4. Rememorar as lutas, os sacrifícios consentidos, bem como as tragédias sangrentas por que passou toda a nossa história menina.