sexta-feira, 3 de julho de 2015

Boatos


Ditadura do Consenso, orgulha-se de nunca ter entrado nos boatos que tingiram Bissau nas últimas semanas sobre uma hipotética queda do Governo liderado por Domingos Simões Pereira. Boatos que, em boa verdade, foram também - estrategicamente, foi genial - alimentados pelo próprio Governo.

Não entrou o DC nos boatos, dizia eu, mas os boatos chegaram até mim. Noba ka ta pidi passadju. Eu é que não caí. Até já havia dia e data para a 'queda' do Governo. Balelas! Esse boato, de resto, nunca me seduziu (aliás, seduzir-me hoje nem é coisa fácil...).

Primeiro, porque acho salutar que quezílias políticas devem mesmo existir, caso contrário seria uma sonocracia. Segundo, porque nunca desejei a queda, nem deste nem de qualquer outro Governo - mas atenção: em todo o mundo democrático governos são exonerados, demitidos.

Se fosse para derrubar o Governo - não li esta tese em lado nenhum...estranho, não? - o Presidente da República tinha falado ao País na presidência e não na ANP (ela não elege o Presidente). O discurso do Presidente da República visou sobretudo fazer dois balanços - da presidência e da 'primatura', e, é claro, criticou sem se auto-criticar. Terá a 'resposta' já, já, na festa do primeiro aniversário do Governo.

Ao Presidente da República,
Ao Presidente da Assembleia Nacional Popular,
Ao Primeiro-Ministro:

Bô miti mon na lama! AAS