terça-feira, 13 de outubro de 2015

ÉBOLA: Manter a vigilância


COMUNICADO DE IMPRENSA
GUINÉ—BISSAU: MANTER UMA ALTA VIGILÂNCIA CONTRA O EBOLA

Apesar de um declínio significativo da ameaça do vírus do Ebola nos países mais afetados na sub-região(Libéria, Guiné Conakry e Serra Leoa), a Guiné-Bissau continua a ser um dos países mais vulneráveis ao surto, divido à sua proximidade com a Guiné Conakry, mas sobretudo à precariedade do sistema de saúde e a instabilidade institucional que o pais vem atravessando, podendo afetar a preparação e resposta à este tipo de crise epidemiológica.

De fato, recentemente o progresso tem sido registrado nos paises afectados pelo vírus do Ebola, mas a doença persiste sobretudo na Guiné Conakry, onde foram registrados 4 casos durante a última semana de setembro. As perspectivas de se ter uma vacina eficaz disponível em breve, permitem igualmente um clima de otimismo quanto à vitória definitiva diante deste flagelo; não obstante, devemos permanecer vigilantes e continuar a trabalhar, ainda mais no caso da Guiné-Bissau, de maneira a garantir que os esforços e avanços até aqui conquistados não tenham sido em vão.
Não baixar a guarda!

De acordo com Isaac Massaga, coordenador regional do programa humanitário da Oxfam, "os esforços para uma resolução pacífica da recente crise institucional, é mais um passo para a consolidação do trabalho de reconstrução econômica e social que começou depois das eleições presidenciais que ocorrem com sucesso em 2014.

Manter esta estabilidade é mais do que necessário para evitar um possível relaxamento dos esforços de prevenção e preparação que estão em curso contra a ameaça do Ebola, que permanece atualmente uma prioridade para a saúde pública".

Um rápido retorno a uma estabilidade política duradoura se mostra necessário para a continuação das medidas até aqui tomadas para a preparação a um possível surto de Ebola, assim como para a prevenção de outras epidemias recorrentes na Guiné Bissau, como a Cólera, que o país é frequentemente confrontado. Nesta perspectiva, Oxfam encoraja os doadores e parceiros técnicos a fortalecer e manter o seu apoio à Guiné-Bissau.

Como parte dos esforços para manter o país preparado em caso de uma epidemia do vírus do Ebola, a Oxfam e os seus parceiros locais (Nadel, ADPP, ADEMA) continuam a apoiar os esforços de prevenção nas áreas fronteriças e a contribuir aos esforços de coordenação no âmbito governamental.

Oxfam está comprometida em realizar estas ações e espera que as consequências da recente crise institucional que o país atravessou não desvie a atenção dos envolvidos na prevenção do Ebola. Oxfam apela a uma maior mobilização dos atores nacionais e internacionais para manter o apoio às populações mais vulneráveis do país.

Contactos:

Hans MASRO, Coordinateur Régional de la Communication
kmasro@oxfamamerica.org TEL : +221777420743
Fatour NDOUR, Chargée Communication fndour@oxfamamerica.org