quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OPINIÃO


O estado de tensão e de impasse politico em que se encontra de novo mergulhado a Guiné-Bissau, é sequência logica do comportamento irresponsavel e egocentrico de uma so pessoa, José Mario Vaz. Um individuo que, por contigências conjunturais da nossa historia, é hoje, lamentavelmente o Primeiro Magistrado da Nação Guineense. Por essa razão, é costumeiro dizer-se que, o destino foi-nos madastra, porque do meu ponto de vista, em circunstâncias normais, José Mario Vaz, nunca seria Presidente da Republica.

Pais ja de si prenhe de desilusões e falsas partidas desencorajantes ha mais de quatro decadas, resolveu a realidade circunstâncial do xadrez politico nacional, pregar mais uma cruel desfeita nas aspirações do povo guineense, impondo-lhe, por força das circunstâncias enunciadas, a decisão de escolher, entre a certeza do caos e regressão do Estado que potenciava a opção por um certo candidato e, a aparente serenidade e rumo que a postura de Jomav candidato, então deixava transparecer face ao seu opositor.

Apesar da atenuante do factor indutor de escolha na sua figura, não creio no entanto, que haja um unico cidadão guineense no seu mais perfeito raciocinio que imaginaria estar a escolher, para figura de Presidente da Republica, um homem completamente descontextualizado com os parâmetros de uma governação democratica e de separação de poderes. Jamais estariam a pensar estar na presença de uma pessoa com um caracter ruim, eivado de mesquinhês, vingativo, hiper-susceptivel e extremamente conflituoso, cujos comportamentos roçam à paranoia de quem se pretende imbuido de um poder messiânico, quiça sobrenatural.

Contudo, um dia, ao desfilarem-me os seus idolos inspiradores, passei a compreender a paranoia da figura ao ver-se no espelho. Eram eles, Yaya Dième, Théodore Obiang Nguema, José Eduardo dos Santos e... Nino Vieira, o qual, perante um ilustre hospede, inadvertida ou provocatoriamente, comparou endossando-lhe a co-paternidade da Patria à semelhança do fundador da Nacionalidade, Amilcar Lopes Cabral !!

José Mario Vaz, infelizmente acabou por mostrar-se aos guineenses da pior forma e feitio. Isto porque, mostrou-se-nos, para além do personagem que a sua postura cinzenta e enigmatica, ja em si encarna, postulado de uma personagem distante, desprovido de sentimentos e sem carisma.

Na verdade, para além, dessa faceta natural, Jomav com a sua conduta paupérima de aprendiz de estadista, mostrou-nos de que, não esta preparado para o cargo, não somente pelo seu caracter intrinseco como pessoa humana que se lhe cola, mas também, e essencialmente, por não ter atributos nem arcaboiço para desempenhar uma função de tão elevada nobreza e responsabilidade num pais de particular sensibilidade e com equilibrios estruturantes em precariedade latende.

De memoria, o que se retém até hoje, é de que, ele efectivamente não reune os requisitos basicos para ser um Chefe de Estado, pois dele respalda-se, ser uma pessoa de essência e conduta de ma-fé permanente, vezeiro em manipulações e manigâncias, que por mero acto de mesquinhice, ataque de colera ou de humor, pode pôr em causa, toda uma Nação, banalizando e ridicularizando, com isso, a sua propria função e figura.

Esta hoje mais do que provado de que, contrariamente ao que se pensava, Jomav na realidade, forjara um estatuto que se prova, não se ajusta ao papel que se requer, de um Pai da Nação, de arbitro de gestão da coisa publica, do pendulo regulador das Instituições, revelando-se paradoxalmente ao contrario, ao optar-se por agir num quadro de actuações da mais elementar incompetência, extrema arrogância, nepotismo de figura e despotismo de acções, comportamentos esses, contrarios à conduta que se requer de um servidor do Estado investido nas mais altas funções, como é o cargo de Presidente da Republica.

Se outrora, muitos dos nossos concidadãos entre eles eu, sentiramo-nos divididos quanto ao contexto da responsabilização das duas figuras do Estado nessa crise, a qual, podia ser considerada ha uns tempos a esta parte, irmamente partilhada quanto à génese e à evitabilidade do conflito, hoje o cenario e os pressupostos da analise, são bem diferentes, sendo que, a responsabilidade pelo caos actual, se centra numa so e unica pessoa, que é, a da sua desgastada e desacreditada figura. Em suma, o Rei vai nu..., sem se dar conta.

Na verdade, acreditara eu em vão, e decerto também, muitos dos meus concidadãos, de que, o Douto Acordão do STJ vertida em outubro ultimo, serviria para o Presidente da Republica, pretenso pendulo do funcionamento das Instituições da Republica, encontrar nesse instrumento juridico de inegavel aclaração, uma porta de saida airosa para a crise por ele despoletado, ajudando-o por um lado, inderectamente a dirimir um conflito desnecessariamente levado ao extremo muito pelo seu exacerbado despotismo e espirito de permanente conflito, assim como por outro lado, permiti-lo-ia, uma oportunidade de renovar a sua imagem e voltar a ser minimamente reconsiderado, quiça reabilitado aos olhos e na estima do povo guineense.

Contrariamente a todas as previsões, Jomav continua a surpreender tudo e todos, seus concidadãos, a Comunidade Internacional, os parceiros de desenvolvimento, o mundo inteiro, persistindo com as suas posições anti-constitucionais e de piromania Institucional, prosseguindo orgulhosamente so na saga maquiavélicamente persecutoria, revanchista e de confronto permanente, sem sentido e sem rumo, deixando um pais em estado de agonia e ansiedade sem paralelo na sua atribulada historia.

Como solução, penso eu que, em vez dos paliativos externos de mediação regional, paninhos quentes e terapeutica do convencimento da UA e CEDEAO, deve-se seguir o exemplo do que se passou no Burkina Faso onde o Povo, assumiu corajosamente as despesas de por ordem no pais ao sair à rua em massa e opôr-se terminantemente ao golpe de estado encomendado do General Diembéré. Do meu ponto de vista, cabe assim ao Povo da Guiné-Bissau, ao que parece ter que pôr a ordem nos desmandos de Jomav e reclamar, o seu direito de ser governado por quem escolheu e em quem depositou a sua confiança.

Grupo, Reflexão para a Cidadania e Democracia