quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SAÚDE: PM presidiu ao lançamento do programa da "Agenda de Segurança Global em Saúde"


Ontem, dia 11 de novembro, no Instituto Nacional de Saúde Pública - INASA, sito no Hospital 3 de Agosto, o Primeiro-ministro, Carlos Correia, acompanhado da Ministra da Saúde Pública, Cadi Seidi, presidiu oficialmente ao lançamento do programa “Agenda de Segurança Global em Saúde.”



Foi ocasião, para o Chefe do Governo reafirmar o compromisso e o engajamento do governo em relação a efetivação do programa desta Agenda no país, que propõe “criar condições adequadas para que todos possam, viver num mundo seguro e protegido de ameaças de saúde global impostas por doenças infecciosas sejam de origem humana ou animal.”

Nesse âmbito, está previsto no programa da Agenda o reforço de um laboratório de referência, cuja missão será identificar pelo menos três dos sete patogenos preconizados pela OMS, assegurando que os mais perigosos sejam identificados, retidos, esbelizados e monitorizados.

Os Estados Unidos da América, numa conjugação de esforços com cerca de 30 países parceiros, com objectivo de prevenir, detetar e responder de forma efetiva as ameaças de doenças infecciosas, a fim de reduzir o impacto de surtos que ocorrem naturalmente, nos próximos cinco anos vai apoiar o programa da Agenda. A este respeito, lembra-se que o governo a nível da propagação da doença causada pelo Vírus Ébola, na sub-região, desenvolver uma notável campanha de prevenção no país.

Através do Programa da Agenda os nossos técnicos serão formados em gestão de bio-risco, permitindo desta feita a promoção de uma cultura partilhada de responsabilidades e uma transferência segura de agentes biológicos.

Tomaram parte nesta cerimónia para além dos responsáveis do Ministério da Saúde Pública, o Representante da Embaixada dos EUA, Gregory L. Garland e o Cônsul-geral da Embaixada de Portugal, João Costa.