quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CRISE POLÍTICA/NOTÍCIA DC: Tanamu fenhi


Os professores Jorge Miranda e Vital Moreira, receberam na semana passada a versão verdadeira do regimento parlamentar, onde não existe figura do deputado independente. Receberam também as assinaturas dos 15 deputados expulsos do PAIGC (depositados no Supremo Tribunal de Justiça).

No documento, esses agora ex-deputados assumiram o compromisso de honra e reconhecem ao partido (PAIGC) o direito de substituir qualquer deputado que for contrário às matérias tão importantes como o programa do Governo e o Orçamento de Estado.

Estas informações, apurou o DC de fonte fidedigna, foram já passadas por juristas guineenses, antigos alunos dos eminentes constitucionalistas portugueses, a estes que ficaram deveras incomodados.

A presidência da República guineense, recebeu entretanto uma nova nota dos professores constitucionalistas, apurou o DC. Segundo informações, JOMAV não ficou nada agradado e mostra-se mesmo deveras incomodado. Ninguém sabe o conteúdo da carta, mas tudo indica que a carta não abona a favor do PR.

Alguém, que prefere o anonimato, disse que não foi por acaso que foi pedido ao JOMAV para mostrar os 'famosos' pareceres ao representante da União Europeia, ao que o PR respondeu dizendo que "esses documentos pertencem à presidência", e não os mostrou.

Aliás, agora JOMAV só quer falar da infeliz sentença do juiz Lassana Camará, que já nem ousou enviar ao presidente do Senegal, que apenas recebeu a versão traduzida da sentença do juiz Lassana pelas mão do seu chefe de Gabinete, Octávio Lopes, numa audiência que nem durou 5 minutos.

O PAIGC, recusa pedir pareceres no estrangeiro, principalmente Portugal, apesar de tantas ofertas de pareceres jurídicos, o presidente do partido, Domingos Simões Pereira, deu indicações claras ao gabinete jurídico do PAIGC: fazer todo o trabalho a nível interno e respeitando sempre os nossos juízes.
AAS